Eva, do pecado à promessa de redenção #1

Do pecado à promessa de redenção

Hoje, falaremos sobre a primeira mulher da bíblia, criada por Deus, que viveu no jardim do Éden. Foi a primeira mulher que cometeu o pecado da desobediência e a consequência foi não só para ela, mas para todas nós. Vamos estudar alguns pontos importantes sobre Eva, não só estudar os erros e acertos, mas também usá-los ao nosso favor. 

Criada a imagem de Deus
Na criação do mundo, tudo fora feito pelo poder da voz de Deus, os céus, animais, natureza, astros, mas o homem e a mulher não, além do cuidado de serem feitos pelas suas mãos, ela também recebeu a imagem e semelhança dele. E essa era sua identidade, ela tinha a identidade de Deus nela, o ar da vida dentro dela veio do seu criador.
E antes de tudo, de encarar nosso pecado, precisamos entender e acreditar em quem nós somos, para que nada venha nos confundir. Apesar do pecado nos sujar, em Deus temos uma identidade. Assim como Eva, somos criadas a imagem e semelhança de Deus, em nós temos a identidade do nosso Pai, somos filhas, e vivemos hoje o estado em que Deus nos deu novamente o livre acesso a ele que um dia perdemos pelo pecado. Jamais deixe que o pecado tire a sua identidade, você sempre pode chegar até o seu Pai.

Criada para quê?
Hoje muitas mulheres não sabem verdadeiramente para quê foram criadas, qual seu papel no casamento. Muitas também, ainda vêem a submissão como um castigo ou algo machista na Bíblia, e hoje pela palavra vamos avaliar essa questão tão polêmica, mas que na verdade é muito simples, como toda palavra de Deus.
Nós fomos feitas do homem para ajudá-lo e completa-lo. Mas hoje com o feminismo muita coisa foi deturpada. Pois fomos feitas para ajudar, a palavra em si já diz isso, e infelizmente hoje existem casamentos abusivos, em que a mulher é explorada, não valorizada e então fica parecendo que o casamento é só isso. E não é, fomos criadas para ajudar nossos maridos fazer parte dessa missão que é o casamento.
A submissão é um ato de reciprocidade, em que um faz tudo para agradar, proteger, amar, respeitar, ajudar, completar um ao outro. Não é uma questão só dada a um. Assim como precisamos ser submissos um ao outro, ambos devem ser submissos a Deus.

Enganada pela serpente e julgada por Deus

O pecado de Eva, foi terrível, pois ela não tinha motivo nenhum para desobedecer, mas cometeu esse terrível pecado contra a vontade de Deus. Mas algo que podemos aprender com o pecado de Eva, e que por muitas das vezes é o nosso também é que ela, não negou seu pecado. Adão quis culpa-la, e ela quando questionada por Deus assumiu seu pecado, não quis colocar a culpa na serpente, ela sabia que o erro era ela.
Quantas vezes cometemos pecados e arrumamos desculpas para justificar. Não podemos justificar nossos pecados, temos que confessa-los, abertamente ao senhor. Eva me faz lembrar Davi, quantos e quantos erros Davi cometeu, mas quando estava diante de Deus ele os confessava, e só assim para alcançarmos perdão. Nunca arrume desculpas para seus pecados, confesse ao Senhor, se arrependa e terás perdão.
Mas Eva, teve suas consequências, uma delas fora a dor do parto, que até hoje sofremos. E a outra foi a de que o desejo dela seria para seu marido, e ele a dominaria, aqui a palavra dominar vem de governar, liderar, como sabemos que o homem é a cabeça do lar, quem sustenta, quem dá a última palavra. Creio que aqui antes do pecado, no jardim Eva não tinha nenhuma função de ser submissa ao homem, a precisão disso, pois ela veio para ajudar e completar, já que Deus viu Adão tão sozinho. Sua submissão era somente a Deus, mas como consequência, ela também passaria a ser submissa ao seu marido.

A promessa da salvação
Eva, logo quando confessou seu pecado, recebeu as consequências dele, como sentir a dor do parto, também como seu desejo seria somente para seu marido. Mas também Deus em sua infinita misericórdia e bondade, fez a Eva a promessa que da sua semente viria aquele que pisaria a cabeça de satanás e traria a salvação a humanidade.
E assim foi, da sua descendência veio Maria, que foi chamada por Deus para gerar Jesus, que se fez homem, viveu entre nós, sentiu nossas dores, e em perfeição de vida como Deus e como homem, foi crucificado, morto, envergonhado, tornou-se maldito, para nos libertar, e nos dá a sua graça, seu perdão, seu amor que nos alcança até hoje.

E para finalizarmos o estudo de hoje vale lembrar, sobre o que aprendemos com Eva. Aprendemos sobre nossa identidade de filhas que temos a imagem e semelhança de Deus, e o pecado nem nosso inimigo pode tirar isso de nôs nós. Fomos feitas para ajudar e completar o homem, sermos sábias e sempre obedecer ao Senhor, pois nossa submissão aos nossos maridos, glorificam a Deus. Por mais que pecamos, jamais devemos dar desculpas para o pecado, mas confessar, expôr eles diante de Deus, para alcançarmos o perdão. E assim aprendemos com Eva, não importa o seu pecado, há perdão, há redenção em Cristo Jesus.

Laís Andrade
@florescendoem_graca

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ego Transformado

Devocional Com Elas : Noemi, e o poder da influência

Apresentação + Dica para Devocional ♥