Ester, a rainha fiel
Hoje vamos falar sobre a Rainha Ester, citada no livro com o seu nome, do antigo testamento. Ester nasceu em uma família Judia e foi criada por seu primo Mordecai, que a tinha como filha, após a morte de seus pais.
Quando o rei Assuero procurava uma nova esposa (Ester 1 e 2) devido à insubmissão da rainha Vasti, enviou comissários a todas as províncias do reino, para que reunissem moças virgens de boa aparência para ele. Aquela que fosse do agrado do rei, reinaria no lugar de Vasti.
Desde o principio, Ester se destacou por sua beleza e teve favor diante dos comissários do rei. Todavia, ela escondeu as suas origens, conforme foi orientada por seu primo Mordecai. Ester seguiu a risca os conselhos que recebia e alcançou favor diante do rei. Portanto reinou no lugar de Vasti.
Todavia, após dois eunucos conspirarem contra o rei, Mordecai, que tomou conhecimento disso, informou à rainha e os conspiradores foram julgados. Após isso, Hamã ganhou um cargo mais elevado do que todos os oficiais, e todos deveriam prostrar-se diante dele. Acontece que Mordecai era o único que não se prostava na presença de Hamã, e isso enfureceu o oficial, que declarou pouco atentar-se contra apenas um homem, e declarou-se contra todo o seu povo (os Judeus).
Porquê "a rainha fiel"?
Porque desde o princípio ela fora fiel às ordens de Mordecai, quem a criou. Depois, permaneceu fiel ao seu esposo. E por fim, com uma atitude corajosa, ao seu povo. Ela não tomou atitudes conforme os seus próprios anseios, mas alcançou o mais alto dos postos para uma mulher da sua época, sendo fiel. E a sua fidelidade está bastante vinculada a confiança.
A atitude da Rainha
Após tomar conhecimento dos intentos de Hamã, Ester convocou todo o seu povo para que jejuassem a seu favor. Acontece que ela só poderia entrar na presença do Rei se fosse solicitada, caso contrário, seria morta. Após os três dias de Jejum, Ester compareceu ao salão do rei e obteve favor diante dele. E ele lhe prometeu qualquer coisa, mesmo que fosse a metade de seu reino. Nessa situação, Ester pediu ao rei que comparecesse a dois banquetes com ela e Hamã, e na última noite, ela revelou os intentos malignos do oficial e o rei, endurecido, o condenou a morte (Hamã foi morto na mesma forca que ele havia preparado para Mordecai).
O que aprendemos com isso?
Como mulheres de Deus, temos todo o favor de Deus ao nosso lado quando seguimos os seus propósitos. Se cremos nisso, não há ansiedade que possa reger os nossos passos, pois Ele nos guia; não existe obstáculo que não possamos superar, pois Ele é a nossa força e não há razão para desviar de seus conselhos, pois Ele é bom, e os seus caminhos não nos levam à cova. Afinal, quem de nós é melhor do que Deus para decidir o que é melhor para si, ou quem de nós poderia adicionar um côvado à própria vida?
"Este é o Deus
cujo caminho é perfeito;
a palavra do Senhor
é comprovadamente genuína.
Ele é escudo
para todos os que nele se refugiam. Pois quem é Deus além do Senhor?
E quem é Rocha senão o nosso Deus? É Deus quem me reveste de força
e torna perfeito o meu caminho.
Os caminhos retos, a fizeram RAINHA, e deram FAVOR a ela Seguir aos conselhos a fez SÁBIA e a sua submissão a deu CORAGEM. Pois coragem, é confiança. Essa mesma força que a Rainha Ester teve, está dentro de nós. Você vai ser guiada por seus propósitos ou empurrada por suas inseguranças?
Comentários
Enviar um comentário