Ana, entregando suas vulnerabilidades ao Senhor
Ana sofreu de esterilidade por muitos anos (1Sm 1.3,5)
Como a gente estava falando, Ana sofria de esterilidade, ela não conseguia dar filhos a Elcana, com isso ela ficava muito triste, e além da sua tristeza, tinha que tolerar as provocações de Penina. Imagine aqui, nós nessa situação, aqui já aprendo uma coisa com Ana:
1. Ela sabia em quem confiava!
Ela tinha plena confiança no Senhor, isso porque, nas provocações de Penina, ela não retrucava, nem se irava, ela ficava triste. E isso é normal, ver alguém te provocando por você não conseguir algo que tanto almeja é muito triste, mas ela sabia exatamente o que fazer. Ela entregava a Deus sua vulnerabilidade, talvez também até a raiva que ela poderia sentir de Penina, por suas provocações. Ela sabia qual era a solução dos seus problemas, era sua entrega e confiança a Deus.
2. Ela se entregou ao Senhor de corpo e alma.
Ana, quando se sentiu angustiada, triste, sem motivações, com medos, insegurança e tristeza, ela foi até a casa do Senhor e se derramou, com lágrimas, com gemidos e ao Senhor ela fez um voto, de que se o Senhor permitisse uma gravidez, ela daria o seu filho para a casa do Senhor. Mal ela sabia, mal nós sabemos que até os nossos desejos e sonhos, são propósitos de Deus, Ana queria Samuel, Deus queria um Profeta. Mesmo com o julgamento do profeta Eli, ela não se desanimou e se sentiu ofendida pelo seu comentário. Com calma ela explica a ele, o que estava fazendo, pois ela tinha um propósito.
3. Ela tomou posse de uma palavra de ânimo!
Bem, nos dias de hoje, acho que se eu estivesse orando assim, e alguém fizesse um comentário sobre mim, como Eli fez com Ana, talvez eu responderia com ignorância. Mas ela estava derramando seu coração diante do Senhor, orando por sua causa. Muita gente não vai entender a sua adoração, como você ora, como você busca ao Senhor, mas só Deus e você sabe do proposito que tem em seu coração. E logo que ela explica a Eli o que ela estava fazendo, e sua situação de profunda tristeza, Eli lhe dá uma palavra de ânimo, profetiza na vida dela "nesse caso vá em paz ... Que o Senhor de Israel conceda o que você pediu", e imediatamente ela saiu dali com o semblante diferente, recebendo a palavra do profeta. Seu estado de profunda tristeza, pois ela confiou que Deus a atenderia.
4. Ana é uma mulher de Palavra.
Muitas vezes fazemos orações em meio ao desespero, e fazemos votos ao Senhor, que Ele sabe que não iremos cumprir e muita das vezes nossa benção não vem por conta disso,não porque Deus espera algo em troca, mas porque ele sabe a intenção do nosso coração, que não foi verdadeiro. Pois Ana, em sua oração prometeu ao Senhor Samuel, e assim ela fez, quando o menino cresceu, ela o levou para casa de Deus, para ser e viver o propósito que Deus já tinha para ele. Então ore, pode fazer um voto ao Senhor, um proposito de oração, mas que seja a intenção do seu coração verdadeira, pois isso agrada ao Senhor, e faz com que seus olhos nos veja e com sua compaixão atenda o nosso pedido pois Ana deu a luz a mais 5 fillhos, então o que era impossível, se torna possível quando confiamos, nos entregamos diante do Senhor. amém?! Deus abençoe a cada uma de vocês.
Laís Andrade
@florescendoem_graca
@maternidaderock
Senhor, senhor, senhor? Não é nome de ninguém.
ResponderEliminar