Débora, exemplo de confiança e coragem

Oiee, tudo bem?

Quando a Lais me entregou o papel de falar sobre Débora, fiquei bem receosa sabe? É uma responsabilidade grande! Mas ainda assim, encarei!

Antes de falar sobre o que a história de Débora impactou em minha vida, e poder lhe trazer um aprendizado, algo que te edifique, você precisa conhecer um pouco sobre ela. Eu poderia responder algumas perguntas sobre os registros de sua vida, mas não seria a mesma coisa. Achei melhor deixar com que ela mesma responda essas perguntas.

 

DÉBORA, conte-nos sobre você.

Eu era uma profetisa, uma esposa, uma guerreira e uma compositora. Mas presumo que o meu papel principal era o de juíza. Tipicamente, eu me sentava embaixo de uma palmeira (que veio a ser conhecida como a minha palmeira!), num local entre as cidades de Ramá e Betel, e ouvia os casos das pessoas. Mais tarde, depois de Israel ter derrotado o exército de Sísera, eu governei Israel debaixo daquela palmeira por 40 anos. Mas imagino que vocês queiram saber mais sobre meu papel como profetisa e guerreira.

 

Sim, claro! O que você pode nos contar sobre isto?

Deus tinha me dado uma mensagem a ser transmitida a um dos nossos líderes militares, Baraque. Isto aconteceu durante um período muito sombrio de nossa história. Havíamos sido perseguidos e oprimidos por Sísera e seu exército por anos. O povo estava deprimido e basicamente havia perdido toda a esperança. Mas Deus me deu o plano exato da batalha, a fim de derrotar nossos inimigos, e eu convoquei Baraque e disse a ele o que fazer. As probabilidades estavam tremendamente contra nós, mas Deus nos havia garantido a vitória. Do que mais precisaríamos?

 

Você sente que estava em desvantagem, sendo mulher e dando instruções militares?

Bem, isto sempre me faz pensar em como Baraque teria respondido se Josué desse a ele aquelas mesmas instruções. Será que ele ainda assim teria hesitado? Será que ele ainda assim, teria insistido para que Josué fosse com ele? Fui definitivamente uma singularidade – uma mulher em um papel de autoridade, em um mundo decididamente masculino. Mas eu não permiti que isso me impedisse de fazer o que eu sabia ser correto. Deus era minha autoridade. Isto era tudo que eu precisava. No final, Baraque obedeceu, e derrotamos Sísera. Mas o Senhor deu a vitória final sobre Sísera a uma outra mulher!

(Texto extraído da Bíblia VERDADEIRA IDENTIDADE da SBB)


Agora que Débora se apresentou a nós, podemos prosseguir!!

Que história linda, você não acha?

Confesso que amei ler sobre Débora e fiquei impressionada com a atitude de Jael (mulher que matou Sísera).                                                                                                                                            

Débora era, profetisa, esposa e juíza. Que mulher! Digna de ser um exemplo!

Débora tinha muitos afazeres, e se desempenhava muito bem em todos eles. No momento em que muitos abandonaram seus princípios, ela optou por obedecer ao Senhor, ela já tinha certeza da sua vitória!

Identifiquei nela dois pontos fortes que todos nós precisamos buscar diariamente.

 

1)     CONFIANÇA

O cenário em que viviam era de sofrimento, de abandono da fé. Os homens abandonaram sua posição, não tinha quem lutasse pelo povo, quem fosse à frente das batalhas.

Quando Deus impulsionou Débora a falar com Baraque, ela simplesmente CONFIOU. Ela foi sem pensar duas vezes.                                                                                                                          

Quantas vezes, o Senhor não te mandou IR?  Quantas vezes Ele não te disse para simplesmente ir e deixar que Ele vai à frente? Mas você por não confiar, acabou não indo. Independente do cenário em que estamos, precisamos apenas CONFIAR.                                         

Se o Senhor mandou, Ele dá conta do recado.

 

2)     CORAGEM

A situação em que estavam, humanamente falando, era praticamente um suicídio. Eles não tinham condição alguma de ganhar aquela batalha. Além de tudo, Débora sendo MULHER, precisou ir junto, caso contrário, Baraque não iria. Pense só, como VOCÊ ficaria se estivesse no lugar dela? Será que você iria?

Débora, além de CONFIAR, teve CORAGEM. 

Não basta dizer sim para o IDE. Você TEM QUE IR. Por mais que aos seus olhos, a batalha já esteja perdida, CONFIE, TENHA CORAGEM e vá.                                                                                              

Se o Senhor mandou, é por que ELE vai à frente dessa batalha. Não tenha MEDO.

 

“Então Débora disse a Baraque: “Prepare-se! Este é o dia em que o SENHOR entregará Sísera em suas mãos, pois o SENHOR marcha adiante de você”. Baraque desceu a encosta do monte Tabor à frente de seus dez mil guerreiros para combater. Quando Baraque atacou, o SENHOR trouxe pânico sobre os carros de guerra e sobre os soldados de Sísera, que abandonou sua carruagem e fugiu a pé.”” (Juízes 4:14-15)

Acredito que para tudo, precisamos ter confiança e coragem, EM DEUS.

Débora é um grande exemplo de Confiança e coragem.

Quer um conselho?

Não deixe que nada tire a autoridade e os cuidados que o Senhor tem sobre você. Ele é teu Pai e garanto que Ele quer o melhor para ti. Se as coisas não estiverem bem, somente confie. Se o Senhor disse VAI, FAÇA, encha o seu coração de coragem, e vá.

Não deixe que o cenário atual mude o que Deus colocou em seu coração. Não permita que o medo paralise a obra que o Senhor tem para ti.

Faça como Débora.

Seja uma Débora.

 

Beijos.

Raissa Prateane.

@floremDeus

@raiprateane


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ego Transformado

Devocional Com Elas : Noemi, e o poder da influência

Apresentação + Dica para Devocional ♥