Livros que aliviam o peso da depressão
Por Kelly Garcia
Eu sei que o mês de setembro é o que remete ao
combate à depressão e à prevenção ao suicídio, mas esse é um tema que merece
ser lembrado sempre. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa
será a doença mais incapacitante do mundo até 2020 e cerca de 300 milhões de
pessoas sofrem com o problema.
Entretanto, apesar de ser comum, nem sempre a postura é de acolhimento
na igreja. Muitos encaram a doença como pecado e falta de fé, o que desencoraja
a procura por aconselhamento para quem tem depressão ou tem alguém próximo
enfrentando a "noite escura da alma", como a melancolia era
chamada por João da Cruz.
A seguir, trago alguns livros que tratam do assunto
e servem como amigos, em situações que não exista ninguém próximo para desabafar.
Eles também trazem orientação para quem precisa de ajuda médica, assim como uma luz para quem tem alguém próximo com depressão.
Editora Fiel
185 páginas
O Príncipe dos Pregadores, como era conhecido o pastor inglês Charles Spurgeon, sofria
de melancolia. Isso teve início após o episódio em que sete pessoas morreram em um tumulto em sua igreja, devido a um falso anúncio de incêndio. Nesse tempo, ele chegou a ser vigiado constantemente porque ficou tão perturbado a ponto de a família pensar que ele poderia atentar contra a própria vida. A melancolia então passou a ser sua companheira constante até a morte. Em algumas épocas, de forma mais leve e, em outras, de forma mais intensa. Nesse livro, além de menções à autobiografia de Spurgeon e seus sermões, também temos citações de um dos livros atuais mais famosos sobre o assunto, O Demônio do Meio-Dia - uma anatomia da depressão, de Andrew Solomon. É uma obra tanto para quem sofre, como para quem auxilia os que têm depressão.
Editora Thomas Nelson
188 páginas
Esse é um relato pessoal de Sheila Walsh, escritora e apresentadora com mais de 4 milhões de livros vendidos. Eu a conhecia da Bíblia da Princesinha, em que ela assina todos os devocionais. É um livro voltado para mulheres que lutam contra depressão, a ansiedade e o desejo de tirar a própria vida. Traz guia de estudos, o que pode ajudar bastante o estudo individual e em grupos.
Editora Fiel
320 páginas
Editora Vida Nova
74 páginas
Nessa pequena grande obra, John Piper mostra que até mesmo o cristão mais fiel e dedicado pode passar por períodos de depressão e escuridão espiritual. Isso pode acontecer por diversas razões: pecado, ataque satânico, circunstâncias estressantes, doenças ou outras causas físicas. O objetivo é trazer consolo e orientação para aqueles que estão enfrentando escuridão espiritual, através das escrituras e também de exemplos atuais.
Comentários
Enviar um comentário